Ter 18 anos

As pessoas que ainda não chegaram nos 18 anos vivem sonhando com o dia em que finalmente deixarão de ser meros adolescentes para ser tornarem grandes adultos, cheios de liberdade e vontade própria. Mas isso é tudo bobagem porque não é exatamente assim.

Sei que estou a menos de uma semana com a idade almejada (gosto muito dessa palavra), mas isso não faz com que o que eu diga seja menos válido, porque, afinal, eu já estou com 18, e também, a maioria das pessoas que sonham em completar essa idade pensam que a vida delas muda de um dia para o outro, num piscar de olhos (ou no soprar das velas).

O que elas não entendem é que, se você ainda mora embaixo do teto dos seus pais, você ainda vai viver como se tivesse os seus dezessete. No caso, se você já tinha uma certa liberdade, vai continuar tendo, se você não tinha liberdade, ou só um pouquinho dela, isso é tudo que você vai ter, pelo menos por um tempo (talvez ganhe mais um pouco só porque você começa a responder por seus atos, mas mesmo assim não é a liberdade completa). Por que a pessoa não envelhece de um dia para o outro, e sim de um ano para o outro, ou seja, isso leva tempo.

Além disso também tem o fato de que nessa idade você já pode dirigir, o que é algo bom, mas não significa muito se você não tem um carro. Você já pode ser preso, mas eu penso que ninguém normalmente sonhe com uma carreira no crime pra se preocupar com isso. Você já pode beber, como se a maioria das pessoas que sonham com essa idade já não bebessem antes. E você é obrigado a votar, o que provavelmente seja um grande problema aqui no Brasil, já que não aprendemos muito sobre política na escola então grande parte dos jovens nessa idade (e até mais velhos) não estão muito preparados para isso, e eu digo isso por mim, que já estou me preocupando com as eleições sendo que elas são só no ano que vem (e serão esquecidas por causa da copa, mas isso é assunto para outro post).

E mesmo assim ainda tem gente que acha que a vida vai realmente mudar. A minha não mudou, a da minha irmã (que é um ano e pouco mais velha do que eu) não mudou, a dos meus amigos (aparentemente) não mudaram. É como se não caísse a ficha, porque não tem ficha nenhuma para cair. Dezoito é uma idade como outra qualquer, as únicas coisas que mudam são as citadas no parágrafo anterior. Ou seja, a liberdade que tanto se sonha, só será ganhada se os pais (ou responsáveis) quiserem, assim como aconteceria nos dezessete anos, assim como poderá acontecer nos dezenove.

Então as pessoas deveriam parar de elevar tanto os dezoito anos e continuar vivendo, porque uma hora a liberdade vai chegar e, provavelmente, será junto com a chegada da maturidade.

Deixe um comentário

