Meu encanto pela astronomia

Eu tenho que começar esse post aqui falando que: antes posts com uma grande distância entre as data e feitos com vontade, do que posts feitos em menos tempo, porém de qualquer jeito. Sim, isso é uma “desculpa” pela periodicidade dos posts desse blog, mas no último post eu meio que expliquei que não é porque você tem tempo livre que você fará o que deveria, não que muita gente leia o blog e fique me cobrando. Agora partindo para o assunto desse post: astronomia.

Eu curto muito astronomia (só pra constar, isso não significa que eu sei muito sobre astronomia). Um sonho de infância meu era ir em um planetário, que eu não fui até hoje, então ainda continua sendo um sonho. Eu mesma já quis ser astrônoma quando era mais nova, na verdade eu até teria tentado astronomia para curso superior se tivesse aqui no meu estado (infelizmente não tem, então é DI mesmo). Um dos motivos para eu ter me interessado por astronomia na minha infância foi um trabalho de Ciências que eu tive que fazer, no qual eu tinha que pesquisar sobre Galileu Galilei e telescópio, um dos primeiros trabalhos que eu fiz com a ajuda de uma enciclopédias velhas que tinha aqui em casa (que acho que meus pais doaram ou coisa do tipo).

Acho que gosto tanto assim de astronomia porque acho o espaço simplesmente fascinante. Sério, o espaço é algo tão enorme e grandioso, e acontecem vários fenômenos pequenos ao mesmo tempo nele, que, eu não sei vocês, mas eu acho incrível. E isso é só da parte que conhecemos, imagina o que mais pode ter de novo na parte que ainda não foi explorada, que deve ser bem maior. Um dos motivos para eu ter gostado tanto de andar de avião (experiência contada nesse post) foi porque eu fiquei mais perto do espaço. Eu sei que nosso planeta faz parte do espaço, então, tecnicamente, sempre estamos nos espaço, mas vocês entenderam, certo?

Como disse anteriormente, eu gosto muito de astronomia, mas não sei tanto quanto gostaria. Por isso, já que ainda tenho mais umas duas semanas certas de folga, eu resolvi pesquisar na internet, para assim aumentar meu conhecimento nesse assunto. A internet é quase tão imensa quanto o espaço, e para você achar o que realmente está procurando às vezes pode ser complicado, mas eu me esforcei. E nessas minhas pesquisas eu achei uma série de vídeos chamados ABC da Astronomia.

Essa séries de vídeos tem uns 30 episódios, e em cada episódio é explicado (em ordem alfabética) um termo relacionado a astronomia, apresentado por Walmir Cardoso, um astrônomo (que, pelo que vi nos créditos, também ajudou a escrever o roteiro). Os episódios não tem uma média de 4 minutos (tirando o primeiro, que na verdade só é mais longo por causa dos créditos), e explicam de forma bem simples os termos apresentados, eu recomendo. E aí está o primeiro episódio:

 

E pra quem estiver interessado em assistir os outros episódios da série: ABC da Astronomia.

2 respostas em “Meu encanto pela astronomia

Deixe um comentário

